Uma pequena produtora de espumantes artesanais

Quando Adolfo Lona iniciou a produção de seus espumantes em Garibaldi, o fez numa adega especialmente preparada para elaborar pequenas quantidades, de forma artesanal, sem equipamentos sofisticados.
Sua experiência de mais de trinta anos como diretor técnico de uma grande vinícola, foi decisiva para esta postura: somente pequenos volumes de produção permitem garantir o nível de qualidade que o consumidor espera da marca Adolfo Lona.
A necessidade de proporcionar as melhores condições para os longos prazos de maturação dos espumantes, elaborados pelo método tradicional, exigiram investimentos em salas totalmente abrigadas da luz externa e acondicionadas a temperaturas constantes e baixas. O tempo é o melhor aliado da qualidade superior, por isso o ciclo de produção dos espumantes Adolfo Lona são superiores aos habituais: cento e oitenta dias para o método charmat e dezoito meses para o método tradicional.

O Espumante Natural
Os espumantes naturais surgiram por acaso na França, na região de Champagne, situada ao norte da região de Bourgogne, produtora de excelentes vinhos das uvas Chardonnay e Pinot Noir, Champagne buscava elaborar produtos com qualidade equivalente utilizando as mesmas variedades. O problema era o clima da região com temperaturas muito baixas que impediam a total maturação das uvas. O curioso é que esta baixa temperatura que prejudicava suas uvas e seus vinhos, foi a responsável pelo surgimento do produto mais admirado no mundo.
Durante a fase final da elaboração dos vinhos no verão, as baixas temperaturas precoces impediam com frequência que o processo de fermentação se completasse e os vinhos novos ficavam com resíduos de açúcares. Ao serem engarrafados e mais tarde submetidos à temperaturas mais elevadas, algumas garrafas reiniciavam a fermentação formando gás carbônico e arrebentando. Estas garrafas, consideradas estragadas e perigosas, eram devolvidas à região de origem.
Ao longo dos anos todos os produtores de vinho, inclusive o monge Don Perignon, trabalharam arduamente para impedir a formação do gás. Com o tempo e já conhecendo o fenômeno e sua consequência, foram aperfeiçoando o processo de elaboração dos vinhos com utilização das uvas tintas e dominando o método de elaboração que ficou conhecido como «champenoise», hoje utilizado em todo o mundo. Surgia aí o vinho espumante, apreciado pelas cortes e conhecido como o «vinho dos Reis» que ganhou fama universal e permitiu a região de Champagne descobrir sua verdadeira vocação. Foi tão forte p vínculo da região com o produto que todos os vinhos espumantes produzidos no mundo, foram chamados de «champagne». Hoje, corrigindo este equívoco, cada país identifica seus espumantes com denominações locais como Cava, Spumanti, Espumante, etc.

 

Os espumantes no Brasil

O clima do Rio Grande do Sul com carência de calor, proporciona condições naturais semelhantes à Champagne. Este fator junto a boa adaptação das uvas Chardonnay e Pinot Noir e ao domínio das técnicas de elaboração, são fundamentais na qualidade dos espumantes produzidos na região, hoje reconhecidos mundialmente.
Garibaldi, o município precursor na elaboração de espumantes naturais no Brasil, hoje concentra uma boa quantidade de cantinas de pequeno porte que dirigem todos seus esforços à produção desta cativante bebida.
A existência da Rota dos Espumantes e do Consórcio de Produtores de Espumantes de Garibaldi é uma demonstração da importância local dos espumantes.
Os espumantes Adolfo Lona, produzidos de forma artesanal, mas seguindo as técnicas tradicionais e respeitando os tempos, contribuem para a consolidação desta atividade que é parte do patrimônio cultural do Município de Garibaldi.

 

 

 

  • Brut

    Método Tradicional

  • Brut Branco

    Método Charmat

  • Brut Rosé

    Método Charmat

  • Demi

    Demi-sec Método Charmat

  • Nature - Pas dosé

    Método Tradicional

  • Orus

    Método Tradicional

  • Silvia 1972

    Nature Rosé Clair

ADOLFO LONA

Fone: 051-993205445 | 051-3372-1265

Loja: Avenida Lageado, 865 - Petrópolis
Porto Alegre | 90.460-150 | RS

vinhos@adolfolona.com.br
comercial@adolfolona.com.br

Todos direitos reservados para Adolfo Lona Vinhos e Espumantes Ltda